sábado, 22 de julho de 2017

OBSESSÃO PELO CORPO PERFEITO


Vive-se em uma sociedade totalmente induzida pelos esteriótipos de aparência perfeita, que  para ter aceitação social devemos estar dentro desse padrão ,que na maioria das vezes é imposto pela mídia.  

Academias e clínicas de estética que estão sempre à oferecer cirurgias plásticas. Mas o que será que isso causa? Na maioria das vezes, a principal consequência de tamanha exigência são os  transtornos alimentares caracterizados por perturbações, síndromes relacionadas aos comportamentos alimentares. Alguns dos principais são : anorexia nervosa, que consiste no medo de engordar, o indivíduo tem uma dieta exageradamente limitada. 
Esse transtorno pode ser identificado pela frequência em pesar-se, medir partes do corpo, usar muito o espelho para verificar o corpo e sempre achar que sua perda de peso é uma "conquista"; a bulimia nervosa : este é caracterizado pela grande ingestão de comida em pouco espaço de  tempo, porém logos após esses grande práticas de exercícios físicos são compensatórios para evitar a ganha de peso.

 Existe cerca de dois milhões de casos de transtornos alimentares por ano no Brasil. Esses são os mais comuns, mas existe outros transtornos de igual  importância. Ex: Comer compulsivamente, síndrome gourmet ,vigorexia,  obesidade. Por mais que isso aconteça, na maioria das vezes com mulheres, uma pequena parcela de homens também são afetados, ambos na esmagadora maioria, adolescentes e jovens, principalmente, de camadas sociais privilegiadas.
Lembrando que esses distúrbios são causados também por fatores genéticos, biológicos, psicológicos,  socioculturais, familiares. A melhor forma de tratar-se destes transtornos são acompanhamento por multiprofissionais. 


Então, fique atento! 



                                                    Isabella e Alice Barone - SESI 1º A