terça-feira, 1 de agosto de 2017

AULA DE QUÍMICA

Relato de experiência de uma aula de química... 
No início letivo de 2017, a Escola SESI Ignez Pitta de Almeida, em Barreiras-BA, trouxe muitas novidades que preencheram o ambiente escolar. A dinâmica das aulas dos professores e a utilização de recursos diferentes da mais tradicional “sala de aula”, deixaram os alunos empolgados e curiosos. A adaptação de laboratórios na escola foi, sem dúvida, um ótimo recurso para por em prática aquilo que se aprende nos livros e nas aulas, além de estimular o interesse dos estudantes.
Nesta última terça-feira o laboratório de Química foi muito bem utilizado por todas as turmas do 1º ano, acompanhados do o professor Marcelo Ribeiro dos Santos, que dirigiu e orientou as turmas na aplicação das atividades práticas feitas no local.
As primeiras discussões foram realizadas na sala de aula, onde foram expostas todas as normas de segurança e cuidados necessários para a proteção de todos que estavam presentes no local, os principais equipamentos que seriam utilizados no laboratório e a forma correta para descartar resíduos de determinados experimentos.
Após a conscientização de todos os alunos sobre a responsabilidade que era necessária para obter uma boa utilização do espaço, foi solicitado pelo professor, a utilização dos jalecos. Posteriormente, todos foram conduzidos para o laboratório, onde deu-se início, a mais uma importante aula de química que sem dúvidas teve uma excelente receptividade dos alunos.
Com intuito de determinar a densidade de materiais regulares e fatores que influenciam na flutuação, foi desenvolvida uma atividade prática, em que os alunos colocaram a "mão na massa" e a caneta para funcionar.
No primeiro momento, os estudantes se dividiram em grupo de seis pessoas e se localizaram em suas respectivas mesas. Logo em seguida, receberam três amostras de madeira, com massas e volumes diferentes. A missão dos alunos era medir cada amostra e posteriormente, criar uma tabela com todos os valores calculados e, por fim, organizados.
Posteriormente, uma segunda atividade bem dinâmica e interessante foi realizada. Dessa vez, o papel dos alunos era dizer se os materiais afundariam ou boiariam dentro do recipiente com água.
 O resultado bastante surpreendente diante da resolução da atividade e os alunos prontamente anotaram todos os detalhes em seus cadernos, que por conseguinte ajudariam na criação do relatório solicitado pelo professor.
Agora é por novamente a “mão na massa” e desenvolver ótimos trabalhos, a partir dessa aula diferente e importantíssima que provocou aquele gostinho quero mais.


                             Aluna : Déborah Lorrana Alcantara Silva - SESI 1B

0 comentários:

Postar um comentário