terça-feira, 1 de agosto de 2017
AULA DE QUÍMICA
Relato
de experiência de uma aula de química...
No
início letivo de 2017, a Escola SESI Ignez Pitta de Almeida, em
Barreiras-BA,
trouxe
muitas
novidades que
preencheram o ambiente escolar. A dinâmica das aulas dos professores
e a utilização de recursos diferentes da mais tradicional
“sala de aula”, deixaram os alunos empolgados e curiosos. A
adaptação de laboratórios na escola foi, sem dúvida, um ótimo
recurso para por em prática aquilo que se aprende nos livros e nas
aulas, além
de
estimular o interesse dos estudantes.
Nesta
última terça-feira o laboratório de Química foi muito bem
utilizado por todas as turmas do 1º ano, acompanhados
do
o professor Marcelo Ribeiro dos Santos, que dirigiu e orientou as
turmas na aplicação das atividades práticas feitas no local.
As
primeiras discussões foram realizadas na sala de aula, onde foram
expostas todas as normas de segurança e cuidados necessários para a
proteção de todos que estavam presentes no local, os principais
equipamentos que seriam utilizados no laboratório e a forma correta
para descartar resíduos de determinados experimentos.
Após
a conscientização de todos os alunos sobre a responsabilidade que
era necessária para obter uma boa utilização do espaço, foi
solicitado
pelo professor, a utilização dos jalecos. Posteriormente, todos
foram conduzidos para o laboratório, onde deu-se início, a mais uma
importante aula de química que sem dúvidas teve uma excelente
receptividade dos alunos.
Com
intuito de determinar a densidade de materiais regulares e fatores
que influenciam na flutuação, foi desenvolvida uma atividade
prática, em que os alunos colocaram a "mão na massa" e a caneta para
funcionar.
No primeiro momento, os estudantes se dividiram em grupo de seis
pessoas e se localizaram em suas respectivas mesas. Logo em seguida,
receberam três amostras de madeira, com massas e volumes diferentes.
A missão dos alunos era medir cada amostra e posteriormente, criar
uma tabela com todos os valores calculados e,
por fim, organizados.
Posteriormente,
uma segunda atividade bem dinâmica e interessante foi realizada.
Dessa vez, o papel dos alunos era dizer se os materiais afundariam
ou boiariam
dentro do recipiente com água.
O resultado bastante surpreendente diante da resolução da atividade e os alunos prontamente anotaram todos os detalhes em
seus cadernos, que por conseguinte ajudariam
na criação do relatório solicitado pelo professor.
Agora
é por novamente a “mão na massa” e desenvolver ótimos
trabalhos, a partir dessa aula diferente e importantíssima
que provocou aquele gostinho quero mais.
Aluna : Déborah Lorrana Alcantara Silva - SESI 1B
0 comentários:
Postar um comentário