segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Intervenção literária - "O" Extraordinário abriu caminho para o extraordinário

Nos dias atuais, é comum presenciar entre os jovens o hábito do uso da tecnologia diariamente. Porém, não pode ser considerada uma realidade vivida apenas pelos adolescentes, mas, sim, de uma grande parte de toda a população. Com o grande avanço tecnológico, alguns costumes passaram a ser esquecidos, como por exemplo o hábito da leitura. É raro encontrar pessoas que ainda possuam prazer em ler e que incentivem as demais a fazerem o mesmo. Ler é ,muitas vezes, considerada uma atividade “chata”, mas trata-se, na verdade, de uma ação que proporciona inúmeros benefícios para a pessoa que a pratica.
Conhecendo o grande poder da leitura, a professora Yane Manuela, que atua na escola SESI Ignez Pitta de Almeida nas disciplinas de português e redação, selecionou paradidáticos para a leitura de seus alunos, um dos livros escolhidos pela professora foi “O extraordinário” de R. J. Palacio, segundo o depoimento de alguns dos seus alunos, relataram que “foi um dos melhores livros que já tinham lido.” O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética e como consequência disso, possuía algumas deformidades em seu rosto. O garoto se depara com uma das mais difíceis experiências de sua vida, quando começa a estudar na escola, lutando contra o bullying, ele tenta mostrar que é uma criança comum, igual às outras. Este livro nos deixa uma linda mensagem, a gentileza.
A professora não parou por aí, ela promoveu uma intervenção literária junto aos alunos. O dever de cada um deles era levar para a escola gravuras relacionadas a temas estipulados pela professora, como por exemplo, o amor e a gentileza. Todas as turmas da ESIPA participaram da ação e depois de escolherem suas fotos, era a hora de colocar a mão na massa.

Em determinados locais do espaço escolar, foram coladas nas paredes todas as gravuras dos alunos de cada uma das turmas, acompanhado de algumas frases que se relacionavam com as fotos e desenhos dos alunos, como por exemplo, o fragmento do poema de Camões “Amor é fogo que arde sem se ver”. Sem dúvidas, o livro Extraordinário, abriu caminho para essa ação, digna de ser chamada de extraordinária. Além de ter promovido um excelente conhecimento sobre o assunto abordado no livro, à intervenção literária trouxe um momento de prática fora da sala de aula, que envolveu todos os alunos. Literalmente o conhecimento foi levado de dentro para o lado de fora da sala de aula, resultando num lindo trabalho em conjunto. Espera-se que os alunos de fato tenham levado o que aprenderam para dentro e fora do espaço escolar, e pratiquem em suas vidas pessoais aprendizados tão relevantes.  
                                Aluna- Déborah Lorrana Alcantara Silva - 1B

0 comentários:

Postar um comentário